Melhores Impressoras

Impressora tecnologias e vantagens

Indispensáveis no dia a dia, escolha a impressora que mais se adapte a você

Sabe o que a monografia recém-terminada, a receita para o almoço de domingo e a lista de material para a reforma do apartamento novo têm em comum? Todos precisam de uma boa impressora para ganhar vida. No mundo conectado de hoje é assim: embora estejamos sempre online consultando e produzindo informação, chega uma hora em que não tem jeito: precisamos imprimir nossos documentos. Mas...qual modelo escolher? Como funciona cada um deles? E, fundamentalmente, depois de comprada, como conservar minha impressora?

As tecnologias

- Matricial: Uma das mais antigas tecnologias de impressão para microcomputadores. Nesse tipo, existe uma "cabeça" de impressão composta por uma ou mais linhas verticais de agulhas, que ao colidirem com uma fita impregnada com tinta imprimem um ponto por agulha. Quanto mais agulhas, maior a definição da impressão. Existem modelos de 4, 9 ou 18 agulhas. Embora consideradas ultrapassadas, ainda podem ser utilizadas para impressão de documentos fiscais, devido a possibilidade de imprimir usando papel carbono; sistemas onde é necessário manter um custo baixo e grandes volumes de impressão.

- Laser: Funciona através da ação do raio laser em um tambor fotossensível, criando uma imagem eletrostática de uma página completa, que será impressa. Nesse tampo é aplicado um pó muito fino chamado TONER. A folha passa pelo tambor e depois pelo FUSOR, que através de altas temperaturas fixa o TONER na página. É indicada para quem precisa de resultados de grande qualidade para quem quer desenho gráfico ou texto.

- Jato de tinta: Utilizam sistemas dotados de uma cabeça de impressão ou cabeçote com centenas de orifícios que despejam milhares de gotículas de tinta por segundo, comandados por um programa que determina quantas gotas e onde deverão ser lançadas as gotículas e a mistura de tintas. São as mais populares do mercado, utilizadas por uma grande faixa de público, seja em casa ou nas empresas. Neste segmento encontram-se também as multifuncionais que agregam funções como copiadora e scanner, tornando-se produtos de soluções bem abrangentes.

Dicas de compra

Você pode escolher a marca de sua preferência e o preço dentro de sua disponibilidade. No entanto, existem alguns itens fundamentais para a qualidade da impressora, aos quais devemos prestar atenção:

- Velocidade de impressão: É medido em ppp, ou páginas por minuto. Para uma impressora preta e branca, por exemplo, um valor aceitável é de 6 a 12 ppp. Em cores, vai depender do tamanho da foto ou documento. Procure na impressora qual a maior velocidade que seu orçamento permitir. Faz toda a diferença.
 
- Resolução: Quanto maior, melhor a imagem final. É medida em DPI, ou dot per inch, que vem do inglês "ponto por polegada". Fique de olho nesse índice e, quando se deparar com valores, lembre-se: eles fazem referência à resolução horizontal por vertical.

- Cartuchos, tonners, fitas: a maioria das impressoras tem cartuchos separados para preto e branco e para cores. É uma grande vantagem pois você pode trocar um cartucho de cada vez, a medida que eles acabem. Se você quer mais qualidade de imagem, procure por impressoras que tenham um cartucho para cada cor. Cartuchos recondicionados ou recarregados podem ser utilizados, mas lembrando que sua qualidade final vai cair.

- Conexões: Os modelos atuais vêm com uma porta paralela e um conector USB (Universal Serial Bus).

Algumas ideias para conservar sua impressora por mais tempo

- Não coloque mais folhas do que o indicado no manual. Assim você evita que duas ou mais folhas sejam puxadas e entupam a gaveta.

- Use cartuchos originais. E caso vá recarregá-los, procure empresas bem estabelecidas e equipadas.

- Utilize folhas com a gramatura (espessura) correta. Impressoras domésticas não imprimem em papelão, cartolina, etc.

- Faça a ligação elétrica corretamente, se possível, protegendo seu equipamento com um estabilizador, filtro de linha ou no-break.

- Cuidados ao desligar sua impressora: Desligue no botão liga-desliga da impressora. Não desligue direto no estabilizador ou o no-break. Isso pode ser um problema para as impressoras, pois correm o risco de danificar a cabeça de impressão ou mesmo o sistema de posicionamento do cartucho.

- Limpeza interna: Faça uma manutenção em sua impressora pelo menos uma vez a cada 6 (seis) meses, evitando assim problemas mais graves.